Case Kopenhagen e Brasil Cacau: +70% acima da meta de mídia

O projeto com a Kopenhagen e Brasil Cacau resultou na maior temporada de Páscoa da história dessas marcas.

Cadastra

Equipe de Marketing

June 20, 2024

Gigantes do chocolate

Marcas 100% nacionais, Kopenhagen e Brasil Cacau foram criadas para fazer parte da vida de cada brasileiro. Ambas as marcas são do Grupo CRM, que, por sua vez, faz parte da Nestlé. O Grupo CRM, com sua expertise em chocolates premium, ocupa uma posição de destaque no cenário de franchising brasileiro.

O objetivo primordial do projeto era transformar a Páscoa de 2024 em um marco histórico para Kopenhagen e Brasil Cacau, ultrapassando as metas de receita do e-commerce e impulsionando o crescimento YOY das vendas. Com um cronograma que abraçou o período de 15 de fevereiro a 31 de março, essa jornada desafiadora exigiu uma meticulosa estratégia para atingir os objetivos estabelecidos.

O desafio do Grupo era claro: a expectativa de entregar resultados excepcionais na Páscoa de 2024 sem margem para erros na escolha do mix de canais de mídia e comunicação, enquanto também se buscava explorar novas abordagens com base nos aprendizados do Natal anterior.

Abordagem abrangente e personalizada

Para a execução do projeto, focamos em cada aspecto do processo de vendas e comunicação.

Segmentação eficiente: utilizamos uma segmentação precisa para direcionar nossas campanhas de marketing, garantindo que cada mensagem alcançasse o público certo no momento certo, aumentando assim a relevância e a eficácia das nossas comunicações.

Campanhas criativas e impactantes: desenvolvemos campanhas focadas na qualidade dos produtos, estrategicamente planejadas para alcançar diferentes etapas do funil de vendas. Além disso, consideramos o comportamento de compra dos clientes, otimizando os criativos com base no portfólio de produtos. Um dos objetivos também era de aumentar as vendas dos produtos principais, e de outras linhas e categorias. Para isso, analisamos cuidadosamente as audiências potenciais, incluindo membros do clube e clientes que realizaram compras em sazonalidades anteriores.

Antecipação da demanda e geração de awareness: iniciamos as campanhas de awareness com antecedência para garantir que os consumidores estivessem informados sobre as ofertas e novidades bem antes do período crucial da Páscoa. Utilizamos anúncios em mídias sociais, colaborações com influenciadores e parcerias estratégicas, para criar uma consciência inicial forte. 

Estratégias de mídia paga inteligentes: as estratégias de mídia foram altamente segmentadas e personalizadas, e levaram em consideração as diferentes jornadas de compra dos clientes. Adotamos uma abordagem omnicanal, otimizando as campanhas para gerar vendas tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, especialmente durante a semana de Páscoa, quando o fluxo de consumidores é mais intenso. O retail media desempenhou um papel fundamental, permitindo parcerias estratégicas com canais específicos para atender à demanda por meio de aplicativos de delivery. Essas iniciativas maximizaram o retorno sobre o investimento, proporcionando resultados significativos para ambas as marcas.

Análise e ajustes constantes: realizamos uma análise contínua do desempenho de nossas campanhas, o que nos permitiu não apenas manter uma visão clara do progresso alcançado, mas também identificar oportunidades de otimização. Um exemplo foi a nossa estratégia de investimento em praças específicas, onde direcionamos recursos adicionais por meio de campanhas online to offline, visando aumentar o giro de vendas.

Crescimento em vendas com mídia paga

Brasil Cacau

Com um sell out total, obtivemos

+13% em crescimento do que no ano anterior

Em relação à meta, registramos

+67% no e-commerce
+78% em comparação com o ano anterior

O sucesso da estratégia de mídia paga resultou em

+130% em relação à meta
+140% em relação ao ano anterior


Kopenhagen

No e-commerce, registramos

+17% em relação à meta estipulada
+38% em comparação ao ano anterior

Em mídia paga, obtivemos

+70% em relação à meta
+14% em comparação com o último ano

Get in Touch