Web Push Notification: saiba mais sobre o novo formato exibido pela Microsoft no Windows 10

A partir do dia 08/08/2018, a Microsoft passou a exibir um novo formato de web push notification para os usuários do sistema operacional Windows 10 que utilizam a versão 68 do Chrome. Esses usuários começaram a ver as notificações do Chrome com o mesmo estilo das notificações padrão do sistema operacional.

Com essa mudança de estilo, houve uma inversão no layout da notificação. Agora a imagem fica localizada no cabeçalho da mensagem, já o ícone, o texto e o CTA ficam localizados na parte inferior da notificação. Esse novo formato mudará diretamente as estratégias do canal em relação à criação das imagens e o número de caracteres presentes no texto. Na versão original, a dimensão das imagens utilizadas era de 720x480 pixels, já na nova versão, para que as imagens sejam exibidas por completo, é recomendado que usem as dimensões de 720x355 pixels.

Legenda: Modelo original da notificação vs o novo formato apresentado pelo Windows 10

Além da novidade em relação à exibição, as mensagens agora ficam armazenadas na Central de Ações do Sistema, onde os usuários podem rever as últimas notificações que receberam no seu navegador.

Essa atualização vem de encontro ao recurso do Windows de silenciar notificações do sistema quando ativado o modo "Não Incomodar”, permitindo a partir de agora que o indivíduo não veja notificações em momentos em que mais precisa manter concentração, gerando assim uma melhor experiência do usuário. Além disso, a novidade também proporciona autonomia aos usuários que desejam cancelar o recebimento de notificações, exibindo agora em todos os web pushes o ícone de “Configurações”. Ao clicar, é possível acessar as “Configurações de Notificação do Chrome”, onde o usuário poderá fazer a gestão de todas as permissões de notificações que já concedeu no seu navegador e removê-las a qualquer momento.

Segundo Peter Beverloo, engenheiro de software do Google, um ponto negativo deste primeiro momento de mudança é que as notificações estão apresentando uma queda no CTR por se tratar de um novo formato, cenário que deve ser revertido à medida em que as pessoas se acostumarem com as notificações localizadas na Central de Ações.

Essa atualização está sendo liberada aos poucos para os usuários, mas mais da metade das pessoas que têm essa versão do Chrome já devem estar visualizando as notificações neste novo formato. Se você é um usuário do Chrome 68 e ainda não está usufruindo da novidade, você pode ativar as novas notificações manualmente em chrome://flags. Usuários que queiram reverter o novo modo de exibição das notificações e voltar ao formato antigo devem acessar o link chrome://flags/#enable-native-notifications, clicar em “Enabled” e, logo após, reiniciar o navegador.

Gostou da notícia? Então acompanhe em nosso site as principais novidades do mercado de marketing digital e conheça mais sobre nosso serviço de CRM!

Compartilhe