Transformacion Digital

A transformação digital deve ter como foco a experiência do consumidor, tendo a tecnologia como instrumento de mudança.

Pensar em transformação digital é pensar em como uma marca se relaciona com seus consumidores. Tecnologias, processos, ferramentas e metodologias não são o fim, mas sim o meio para que a experiência do consumidor seja cada vez mais relevante e bem sucedida.

Entre os desafios enfrentados atualmente pelas empresas, a transformação digital destaca-se como um dos principais. O modo como a tecnologia tem transformado a sociedade implica diretamente em mudanças no comportamento de consumo e interação entre as pessoas, além de exigir adaptações para todas as indústrias e setores empresariais.

A transformação digital é um processo de inovação que as empresas devem passar, com a experiência do consumidor como foco central, tendo a tecnologia como instrumento de mudança e a comunicação digital como principal forma de interação na entrega de experiências mais relevantes.

Os consumidores estão cada vez mais conectados e têm em mãos um poder maior de influência. Eles também estão mais exigentes, ansiando por produtos e serviços mais inteligentes e adaptados às suas necessidades.

Soma-se a este cenário a revolução no relacionamento entre clientes e marcas, alavancado pela internet e outros canais digitais, que por um lado promoveu a aproximação e facilitou a comunicação entre as partes, mas por outro, ampliou o imediatismo dos consumidores que agora querem respostas precisas e instantâneas.

Neste contexto, ter uma comunicação voltada ao universo digital se tornou apenas o primeiro passo em direção à adequação para a nova realidade. Mais do que se comunicar com o consumidor no mundo online, estamos em um momento em que é necessário uma mudança estrutural nas organizações na qual a tecnologia desempenha um papel estratégico central.

Foco na experiência do consumidor

Para atender a essas novas demandas, as marcas devem fazer uso das novas tecnologias para fornecer atendimento personalizado, priorizando a resolução de problemas e entrega da melhor experiência ao cliente.

Esse novo modus operandi na comunicação digital deve ser fruto da implementação de processos estruturados, técnicas de marketing e ferramentas robustas que tenham como foco o maior alcance e o melhor desempenho nas mensagens. Isto vai gerar mais entendimento da oferta e, consequentemente, maiores resultados.

A verdadeira transformação digital acontece quando há impacto nos negócios. Cada vez mais as marcas precisam entregar experiências positivas e marcantes para o novo consumidor, para assim se manterem competitivas. São novos modelos e relações que estreitaram a comunicação e a interação das marcas com seus consumidores.

Tecnologias e conceitos como Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Inteligência Artificial, Big Data, Realidade Aumentada, Compra Programática, Marketing de Performance, entre outras, já impactam a vida das empresas. Atuar nestas e em outras áreas requer competências técnicas e estratégicas que vão desde a implementação de novas formas de trabalho e formação de diferentes equipes à adoção de plataformas de tecnologia que apoiarão as diferentes dinâmicas de comunicação.

A área de marketing deve liderar a transformação digital, porém a mudança cultural depende de atualizações profundas de processos, de pessoas e de paradigmas. Ou seja, depende de toda a organização.

Nesse contexto, a Cadastra atua como importante parceira de grandes empresas em sua jornada de transformação digital, por meio de nossa estrutura de trabalho e consultorias especializadas.

Entender o nível de Maturidade Digital é fundamental

A transformação digital é tema prioritário na maior parte das empresas, entretanto é natural que existam diferentes níveis de maturidade digital, o que impacta diretamente na capacidade e velocidade que as transformações irão ter. Saiba mais sobre Maturidade Digital.

Confira como podemos transformar o seu negócio!