E-commerce

Em conjunto com a constante evolução da tecnologia, e do acesso a ela, o número de plataformas de e-commerce no Brasil tem aumentado expressivamente, ainda com muito espaço para crescer. No entanto, é essencial oferecer velocidade, inteligência comercial e capacidade de execução.

Há alguns anos, quando a internet ainda era vista como novidade e o e-commerce estava dando seus primeiros passos, não se acreditava que novos varejistas surgidos na web pudessem fazer frente às gigantes do varejo. Mas no processo de modernização, os meios de comunicação modificaram nossas relações interpessoais, nossas necessidades e a forma como compramos.

De acordo com dados do Sebrae, o setor de e-commerce no Brasil iniciou o seu crescimento acelerado entre os anos de 2001 a 2015. Só nesse período, foram realizados cerca de 106,2 milhões de pedidos em lojas virtuais por aproximadamente 40 milhões de consumidores.

Quando falamos de dados ainda mais recentes, esse número são ainda mais expressivos: em 2018 o e-commerce brasileiro cresceu 12%, faturou 53,2 bilhões e movimentou 123 milhões de pedidos. Já para 2019, a previsão é de que até o fim do ano haja uma expansão de 15% no mercado, com vendas totais de R$61,2 bilhões. No cenário internacional, o Brasil já está posicionado em 10º lugar, como um dos maiores mercados de e-commerce do mundo.

Essas dados refletem o quanto a internet e a tecnologia já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Atualmente, o uso da internet é rotina para quase 70% da população brasileira e o acesso em massa a qualquer tipo de informação e conteúdo que nos estimulam a todo o momento, como imagens, vídeos e podcasts, cresceu.

As redes sociais também possuem um grande papel nesse cenário. Principal meio de comunicação entre marcas e usuários, elas são o segundo maior motivador de compras. De acordo com informações da Ebit Nielsen, as redes sociais perdem apenas para sites de buscas como principal incentivo de aquisição de produtos e/ou serviços. Além disso, 80% dos consumidores que compram por indicações de redes sociais ficaram satisfeitos em relação ao preço e também foram os que mais elogiaram a compra.

É importante lembrar que, mais do que alterar a forma com que nos relacionamos, a tecnologia e a internet têm revolucionado o comportamento de compra. O consumidor atual familiarizou-se com a internet, faz diversas pesquisas em ambiente online e offline antes de realizar uma compra, leva em consideração a opinião de pessoas desconhecidas e está cada vez mais exigente. Online e offline se tornaram complementares e definir como cada canal pode coexistir, sem sobrepor suas propostas de valor, é fundamental para as marcas.

Um e-commerce precisa oferecer velocidade, inteligência comercial e capacidade de execução aos seu clientes. Quanto maior o conhecimento sobre o perfil dos usuários, maior a chance de conversão de venda. É preciso considerar todas as etapas do negócio, desde o desenvolvimento de estratégias de produção, comunicação e vendas até a entrega dos produtos ao consumidor.

Seja você um varejista, fabricante ou investidor do mercado, o e-commerce deve ser pauta nas definições de estratégias para sua empresa.

A importância de um time bem-preparado

O aumento no número de lojas online no Brasil é reflexo da boa perspectiva de crescimento do e-commerce no país. Mesmo num cenário econômico em recuperação, as vendas online têm sido umas das principais razões para um aumento no perfil empreendedor do brasileiro.

Nesse momento de evolução e aprendizado, selecionar a plataforma certa é crucial para o sucesso online de qualquer varejista. Porém, mais do que uma plataforma boa e funcional, é preciso ter um olhar atento à jornada do consumidor a às suas necessidades para obter ótimos resultados em performance e relacionamento com os clientes.

Anunciantes e varejistas que buscam implementar lojas online precisam do expertise de parceiros estratégicos que ofereçam serviços de implementação, estruturação e gestão da operação de e-commerce.

Aqui na Cadastra, nossos especialistas, estrategistas e consultores trabalham em parceria com os clientes para atingirem os melhores resultados em performance. Além disso, o nosso time também faz a implementação das plataformas VTEX Cloud Commerce e Linx Commerce, adequando as ferramentas para as necessidades específicas de cada cliente.

Confira como podemos transformar o seu e-commerce!